terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cada qual com o seu silêncio‏

Momentos silenciosos ajudam a manter a saúde das emoções. Entenda a importância de ficar consigo mesmo e aproveite as dicas para a conquista do silêncio interior.
Meditar, descansar, dedicar-se a uma atividade e até ouvir uma canção também são maneiras de procurar uma espécie de tesouro que tem se tornado cada vez mais raro: o silêncio interior. Segundo a psicóloga Sandra Baccara, do centro universitário de Brasília, o silêncio é de importância fundamental na estruturação das nossas emoções.
Muitas vezes, estar consigo é a única forma de encontrar calma, serenidade e de solucionar tanto questões relacionadas com as emoções quanto com as ações práticas do dia-a-dia...
Do budismo ao cristianismo, passando por outras correntes religiosas - como o judaísmo e o hinduísmo -, as religiões também tendem a valorizar o silêncio e a comunhão consigo como forma de alimentar e fortalecer a alma. Portanto, quando o assunto é a procura pelo auto-conhecimento e a busca por bem-estar, felicidade e saúde emocional, ciência e religião parecem concordar sobre a necessidade dos momentos silenciosos...
Encontrar o silêncio interior, em meio a uma rotina tão atribulada, não é impossível. Até mesmo durante o dia você pode achar meios de usufruir momentos de quietude, sem prejudicar a execução de suas tarefas diárias. Eis algumas dicas: - música - ouça algum tipo de som que ajude acalmar a sua mente.
A música também pode funcionar como instrumento para que o silêncio seja experimentado. - aqui e agora - mesmo em ações rotineiras (por exemplo, durante uma tarefa no trabalho), é possível tentar praticar o silêncio interior. A dica vem da lógica básica de todas as técnicas de meditação: estar presente. Ou seja, tente se concentrar naquilo que estiver realizando, preocupando-se apenas com o aqui e o agora. Agir dessa maneira ajuda a dissipar o mar de pensamentos e ruídos criados pela nossa mente. - outra opção é procurar por lugares silenciosos, dentro ou fora das grandes cidades; esses locais são um interessante convite à contemplação e ao silêncio interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores