sexta-feira, 15 de maio de 2009

PARA VC SOLTAR PUM COM CULTURA


Falem o que quiserem, mas o peido é uma função única do corpo humano. Ela é a base da comédia corporal, a versão gasosa de Jim Carrey. Mas porincrível que pareça, muito pouco se sabe sobre essa curiosa emissão - negada por muitos, mas exercida por todos. De onde ela vem? Para onde ela vai? Pois bem: graças à nossa incansável equipe de pesquisadores, esse mistério chega ao fim!

O QUE HÁ NUM NOME
A palavra "peido" deriva do latim pedere e do grego perdein. Que significam exatamente o que soam; afinal, o ato em si é tão ou mais antigo quanto a lingüística!

MELHOR FORA DO QUE DENTRO
Os peidos são gases liberados por bactérias que vivem em seu intestino, digerindo carboidratos e sintetizando gás Metano (CH4) - além de Azoto (N2), Oxigênio (O2) , Dióxido de Carbono (CO2), Hidrogênio (H2), Metano (CH4), Metil-Indol, Skatol, Sulfureto de Hidrogênio e Metil-Mercaptan.
Esse gás PRECISA ser expelido, do contrário isso pode causar distensões abdominais dolorosas - literalmente, seu estômago incha feito um balão (o chamado "Meteorismo").
Durante o dia, um ser humano normal peida entre 10 a 15 vezes por dia.
Mas e o cheiro? Como todo bom estudante de química sabe, o metano é inodoro.O célebre futum vem de comidas ricas em enxofre - caso dos ovos, cebolas, feijões e repolho. Estas são as mais famosas, mas outros alimentos que provocam flatulência são as passas, ameixas, peras, nozes, cenouras, pêssegos, maçãs, brócolis, damascos, couve-flor, pipoca, batata doce, ervilha, grão-de-bico, lentilha, fibras alimentares em altas doses, refrigerantes, leite e produtos lácteos (só se houver intolerância à lactose), açúcar em grandes quantidades e alimentos fritos. O ato de rirem excesso também aumenta o potencial peidorreiro, assim como a gravidez, o fumo, o hábito de mastigar chicletes e a prática de artes marciais - acredite se quiser!

O PEIDO EM NÚMEROSO
Volume de gás intestinal num determinado momento é em média de 90 c.c. (30 a 200 c.c.).O Volume emitido em 24 horas é em média de 600 ml com variações, podendo ir até aos 1200 c.c.Os bois produzem entre 300.000 a 600.000 c.c. de gás em 24 horas.Os recordistas são os elefantes, que produzem milhões de c.c. de gás por dia.

FATOS E FLATOSPROBLEMAS MÉDICOS PROVOCADOS PELO EXCESSO DE GASES INTESTINAIS
Durante a cirurgia digestiva ou cirurgia endoscópica do cólon, acontecem por vezes acidentes de explosão dos gases intestinais em contato com o bisturi elétrico. O mesmo pode acontecer na abertura do intestino com o bisturi elétrico (deve-se sempre abrir com bisturi de lâmina).
NOTÓRIAS MÃOS AMARELAS
Edward de Vere, Conde de Oxford, certa vez soltou uma na frente da Rainha Elizabeth I. Dizem que o fidalgo ficou tão envergonhado que deixou o país e só voltou sete anos depois. Já David Warren Baker, de Rochester (NY), bateu um recorde pelo pum mais sonoro. O dito alcançou 84 decibéis e durou 2.6 segundos.
Rajit Kumar, de Madras (Índia), pode não ser tão escandaloso, mas pelo menos é artístico: ele alega conseguir peidar toda a Quinta Sinfonia de Beethoven!

O PEIDO NA LITERATURA
Em Os Contos de Canterbury, de Chaucer, o personagem Absalon é descrito como um "um mancebo prone a felizes flatos". Já o grande William Shakespeare mencionou as emissões duas vezes: em The TwoGentleman of Verona, um does personagens era um cachorro peidorreiro; e em King Henry IV, Falstaff anuncia: "agora deverei peidar".

MEDICAMENTOS PARA REDUZIR O FUTUM
Antiflatulentos: Aero-OM e SiloquifaAntiflatulentos com antiácidos: Di-gel, Kompensam-S, Maalox Plus, VingelAntiflatulentos e Digestivos: Bekunis Estomacal, Combizym, CombizymCompositum, Espasmo-canulase, Fermento Duodenal, Fermetone Composto,Helopanflat, Kreon, Lisolac, Modulanzime, Nutrizym Composto,Pankreoflat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores